top of page
lancamento2-programacao-premiacao-iab.jpg
apresentação
cronograma
edital
comissão julgadora
inscrições
consultas
resultado

resultado

1434_prop_arq_ins_img1_20231102_192633.jpg
1611_prop_arq_ins_img2_20231105_234156.jpg

Categoria Edificações e Projetos


ID_012

 

Casa 212

 

FICHA TÉCNICA

autora/coordenadora: Edson Muniz (NEBR Arquitetura)

integrantes: Amanda Brandão e Chico Santos

local: Gravatá - PE

projeto: 2020

obra: 2022

 

texto síntese:

Do solo rochoso agreste,

Da paisagem pernambucana campestre,

Dura, firma e plana,

Por uma boa arquitetura no Nordeste.

A casa de campo brota nas pedras,

Em terras verdes onduladas,

Se espraia pelo sítio,

Uma construção branca e modulada.

Na poesia do aflorar retilíneo,

Tudo se eleva à natureza.

Arestas, volumes e balanços,

Apontam e despontam certos avanços.

Marquise, arremates e contornos,

Percorrem vãos em rumo finito.

Tijolo, ferro e concreto,

Em equilíbrio neste monolito.

Entre encontros e desencontros,

A casa ganha forma.

Entre cortes e recortes,

A paisagem se conforma.

A linha reta que emoldura,

Enquadra visadas, esculpe cenas.

Transborda espaços,

E desborda em tantos quartos.

No manifesto ativo dos planosm

tudo a reta conduz.

Forte, bruta e leve,

Tudo é sombra, tudo é luz.

 

ID_213

 

Edifício do Departamento de Engenharia de Produção (UFPE)

FICHA TÉCNICA

autora/coordenadora: Múcio Jucá e Vera Freire (Z Arquitetura)

integrantes: Patrícia Quintela e Renato Leão

local:  Recife - PE

projeto: 2014

obra: 2016

 

texto síntese: A edificação tem área de construção total de 2.571,00m2, sendo a área útil destinada aos laboratórios e secretaria de 1.639,20 m2, visando atender às atividades de pesquisa e também administrativas do referido Programa de Pós-Graduação. Sob o ponto de vista programático, a edificação visa atender a demanda de criação de espaços destinados a laboratórios de pesquisa, que foram delimitados em função de necessidades programáticas e do número específico de usuários. O conjunto edificado está distribuído em dois blocos, que estarão dispostos em sistema de meio-pavimento, com alturas desniveladas em 1.60 metros, facilitando assim a solução da circulação vertical, que está localizada entre os dois blocos, e está caracterizada pela ausência de elevadores. Esta premissa foi um importante condicionante de projeto, definido pelos representantes do referido Departamento, como forma de reduzir custos de manutenção da edificação a médio e longo prazo. Como consequência desta premissa, o Projeto Arquitetônico foi concebido a partir da utilização de rampas e escadas, para garantir o acesso aos quatro níveis operacionais / funcionais, e em atendimento às normas de acessibilidade universal, sem a utilização de soluções mecânicas tradicionais. O BLOCO LESTE terá o pavimento térreo ocupado pela parte administrativa do Programa de Pós-Graduação do Departamento, enquanto o BLOCO OESTE funcionará como plano livre e pilotis em pé-direito duplo, criando assim uma área coberta que poderá ser utilizada pela comunidade universitária. Essa proposta visa retomar a tipologia original de outras edificações do Campus universitário quando de sua concepção inicial na década de 1960, mas que foram ocupadas gradativamente ao longo dos anos, perdendo as características originais.

 

ID_409

 

Novos quiosques urbanos da Praia de Boa Viagem

FICHA TÉCNICA

autora/coordenadora: Bruno Ferraz (B Ferraz Arquitetura)

integrantes: Adeílton Feitosa, Carla Ferraz, Mila Avellar e Humberto Lima

Foto: Adriano Rodrigo

local:  Recife - PE

projeto: 2021

obra: 2022

 

texto síntese: Trata-se do projeto de arquitetura de requalificação dos Quiosques da Avenida Boa Viagem, desenvolvido por solicitação da Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife, e executados pela Prefeitura Municipal do Recife. Concebido como um equipamento urbano que tem a função de realizar a transição entre o ambiente natural e o ambiente construído, a estrutura proposta oferece respostas de ordem técnica quanto aos aspectos de segurança, durabilidade, manutenção, exequibilidade, escala, funcionalidade e acessibilidade. No aspecto conceitual, que diz respeito a identidade recifense e pernambucana, o equipamento busca atender a importantes valores da paisagem urbana e natural do local onde estão inseridos, a exemplo da herança e tradição arquitetônica, da imagem simbólica, da memória urbana, da história e cultura popular. O painel de azulejaria largamente utilizado na arquitetura moderna brasileira e pernambucana foi incorporado ao quiosque, com um redesenho das antigas velas e ondas das calçadas da Avenida Boa Viagem, se transformando num momento de resgate de nossa memória urbana. Os amplos beirais e a consequente sombra generosa, reforçam aspectos climáticos e de conforto ambiental tão necessários nas cidades tropicais.

 

Menção honrosa

ID_186

 

 

Casa Pergolado

FICHA TÉCNICA

autora/coordenadora: Adriana Porto e Luciana Neves (Porto Neves Arquitetura)

integrantes: Daniela Albuquerque, Sofia Cavalcanti e Jaqueline Miranda

local:  Maragogi - AL

projeto: 2019

obra: 2021


texto síntese: Em um lote à beira mar na praia de Maragogi-AL, projetamos a arquitetura e interiores desta casa de praia de cinco suítes, que se abre para a paisagem. Concebida em estrutura mista de pilares e vigas metálicas, com lajes em concreto e coberta em madeira, exploramos a espacialidade proporcionada por esses sistemas estruturais, com grandes vãos e espaços fluidos e integrados. Na fachada poente, um grande pergolado com vegetação (caramanchão) abriga os carros e conduz à entrada, onde se avistam a sala, cozinha e varanda integradas, e na sequência, o mar. Das cinco suítes, duas estão no térreo e três no primeiro pavimento. A suíte master fica separada das outras duas suítes, no piso superior, que se interligam por uma passarela em assoalho de madeira. Isso possibilita o passeio pelo vazio central, um espaço com pé direito duplo, onde é possível apreciar do assoalho ao teto em madeira, com tesouras em eucalipto roliço, e o mar, sempre presente. A escada, também em madeira maciça, conduz da passarela em assoalho ao piso inferior, de forma leve e sutil, como se o assoalho se desfizesse em degraus. Toda a fachada frontal possui grandes panos de vidro, descortinando o mar, para onde se voltam todos os ambientes principais, como o generoso banheiro da suíte master. O terraço, que ocupa toda a fachada frontal, se subdivide em área de relaxamento com redes (na frente das suítes do térreo), áreas de estar integradas às salas, e área gourmet integrada à cozinha e à piscina através do deck de madeira, que conduz à saída para o mar. Os ambientes de serviço, na lateral da casa, voltam-se para a cerca em eucalipto. Os revestimentos escolhidos remetem às cores do mar e ao cimento queimado, buscando um clima relaxante. O desenho do mobiliário, como guarda-roupas abertos nos quartos, busca praticidade e leveza, além do aconchego obtido pelo projeto luminotécnico. As grandes mesas, sofás e bancadas em madeira maciça nos terraços e banheiros, remetem à rusticidade e despojamento do clima praiano.

Categoria Interiores e Design

ID_13


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Motel Dux

 

FICHA TÉCNICA

autor/coordenador: Edson Muniz (NEBR arquitetura)

integrantes: Chico Santos e Renata Lobo

local: Timbaúba-PE 

projeto: 2020

obra: 2022

texto síntese: Ao priorizar a discrição, a função material e primária dos motéis na cultura brasileira é a do entretenimento adulto. Dessa forma, a proposta do equipamento moteleiro inserido no pequeno município de Timbaúba-PE, foge da previsibilidade e visa despertar através da arquitetura o estímulo a diferentes experiências e sensações.

 

Na cultura brasileira ao priorizar a discrição, a função material e primária dos motéis é a do entretenimento adulto. Trata-se de uma edificação de caráter receptivo para além das suítes, no qual o projeto contempla um aparato robusto de cozinha e lavanderia industriais, áreas técnicas e administrativas.

 

No acesso de veículos, o hóspede é conduzido por meio da sequência de septos para o pórtico de assimétrica geometria e convidado a um passeio de percurso intuitivo até a suíte desejada. Dispostas em sequência ritmada em um único nível, as acomodações são precedidas de garagem individual evidenciando seu sigilo.

 

Atraentes ao olhar e aos sentidos sem ser caricata, a primazia dos espaços busca despertar a sinestesia através de sua essência visual, tátil e contemplativa.

ID_315

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa de Descanso

 

FICHA TÉCNICA

autor/coordenador: Adriana Porto (Porto Neves Arquitetura)

integrantes: Daniela Albuquerque e Luciana Neves

local: Ipojuca-PE 

projeto: 2019

obra: 2021

 

texto síntese: Casa de descanso localizada na Praia de Muro Alto-PE, possuindo projeto de arquitetura do escritório Pontual Arquitetos e projeto de interiores pelo escritório PORTONEVES arquitetura. No projeto, o escritório participou na criação de novos espaços, como a área de SPA e sauna, além do redesenho da piscina e elaboração de detalhes construtivos para escadas, esquadrias internas e guarda-corpos. Procuramos a excelência dos acabamentos, mobiliários, iluminação e objetos, sem perder a essência da casa de praia, resguardando a proposta de um lugar despojado, de aspecto simples. Desenhamos painéis em madeira, incorporando as portas da cozinha e lavabo, assim como, o guarda corpo de vidro, pensado para realçar os móveis e coberta de madeira, de grande inclinação e pé direito duplo. A valorização do jardim foi um ponto importante, principalmente na área do SPA, onde criamos um jardim lateral, integrando o verde aos espaços. Para os ambientes, escolhemos materiais naturais, como madeira, pedra e tijolo natural (este último utilizado na parede principal da sala. O proprietário é um entusiasta de obras de arte. Portanto, na composição dos ambientes, optamos pela mescla de obras desses artistas com artesãos nordestinos.

ID_349

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposição 20 anos extraordinários

 

FICHA TÉCNICA

autor/coordenador: Virginia Manfrinato (Broto Arte e Projetos)

integrantes: Bárbara Ávila

local: Recife-PE 

projeto: 2023

obra: 2023

 

texto síntese: A Exposição 20 anos extraordinários – uma parceria Loterias Caixa e Comitê Paralímpico Brasileiro percorreu 7 diferentes espaços nas Caixas Culturais de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Fortaleza e Curitiba apresentando um grande desafio para a expografia: apresentar um mesmo acervo em 7 diferentes espaços residentes.

 

Estruturamos a exposição em três núcleos criativos nomeados Inspiração, Transpiração e Transformação. O primeiro núcleo contemplou uma instalação sonora que mesclava fotos, áudios e instalação de conteúdos em libras de forma que todos os visitantes pudessem entrar em contato com a história de vida de três atletas retratados na narrativa. O segundo núcleo contou com diversas fotos do acevo do CPB e obras de Pedro Varela, Heleno Bernardi, Karola Braga e Odrus. Todas as obras poderiam (e deveriam) ser tocadas, abraçadas, cheiradas, ouvidas, sentidas. Por fim, o núcleo Transformação trazia o legado da parceria através de uma profusão de fotografias num mosaico desenvolvido pela equipe de criação ligada ao cliente.

 

Em Recife ocupamos a Galeria 2 criando paredes para as fotografias e avançando pelo átrio com uma instalação da obra de Karola Braga com dezenas de medalhas perfumadas.

Menção honrosa

ID_390

 

 

Barro em Mutação: Olarias de História e Poesia

FICHA TÉCNICA

autor/coordenador: Carolina de Mesquita; Christiane Borba; Gabriela Dias; Lyvian Araújo; Marcela de Siqueira; Nicole Gama; Thayná Torres; Thiago Silva (graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE).

integrantes:

Bruno Lima( professor orientador, docente Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE); Lívia Nóbrega (professora orientadora, docente Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE); Maria Luiza Freitas (professora consultora, docentes Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE); Pascal Machado (professor consultor, docentes Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE); Maria Hellena Leal (monitora, graduanda UFPE); Bruno Firmino (examinador externo, copresidente IAB/PE)

local: Olinda-PE 

projeto: 2023

obra: 2023

 

texto síntese: Neste projeto, exploramos a alma de Pernambuco, um lugar de tradições eternas e cultura vibrante, onde o barro é o fio condutor. Os loiceros, mestres artesãos, entrelaçam a rica história da nação pernambucana em poesia, transformando-a em arte atemporal.

O painel principal, inspirado na técnica da taipa de pilão, incorpora as texturas e cores do barro, um símbolo sagrado que transcende gerações. Com camadas de terra orgânicas, representamos peças criadas por loiceros de diversas cidades de Pernambuco. A escolha de tijolos ecológicos une tradição e modernidade, reconhecendo nossas raízes no barro, enquanto abraçamos o concreto nas cidades.

A madeira é uma presença forte, refletindo a dinâmica do barro nos bancos, criando uma ligação com a arte e a cultura local. Os gatos de Mestre Vitalino, em papel machê, personificam a alma do barro e conectam-nos à magia de inúmeros mestres pernambucanos pela luz.

O barro é mais do que matéria-prima; é a essência de Pernambuco, fluindo em nossas veias e unindo gerações. Este projeto celebra nossa herança cultural e a magia do barro que nos mantém conectados.

 

 

 

Categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades

 

ID_214

 

Praça Dom Miguel Valverde

FICHA TÉCNICA

autora/coordenadora: Ana Cláudia Fernandes Maciel

integrantes: Tiago Brito da Silva; Luis Fernando Milan

colaboradores: Tatiane Alves de Morais; Rafael Letizio Sedeño Pinto; Vivian Siqueira Madi

local: Recife-PE 

projeto: 2021

 

texto síntese: A Praça Dom Miguel Valverde combina natureza, brincadeiras e as tradições culturais do Recife, com o intuito de envolver as crianças com a cultura local. São unidos os elementos construídos e a paisagem aos desafios do brincar, em prol da criação de ambiências ricas e diversificadas, que atendam a todas as crianças e estimulem a diversão e o aprendizado.

Os elementos da praça buscam a simplicidade formal, valendo-se de formas limpas e símbolos diretos para que a Praça, idealizada e construída como um convite para brincar, privilegie a interação, a liberdade, a ludicidade, a arte e os fazeres e saberes da infância recifense. Se organizam em círculos temáticos, ligados por um caminho estruturante, acessível. Cada um dos círculos representa um elemento da natureza e proporciona às crianças experiências lúdicas e sensoriais, como o contato tátil com a flora, a sensação do vento e as brincadeiras com terra e água.

Esse projeto funcionou como piloto do projeto Praças da Infância do Recife, visando o desenvolvimento de uma rede de praças replicáveis, com soluções específicas que estejam em sintonia com o seu entorno, mas garantindo que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços.

 

 

ID_408

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Praça Desenhista Eulino Santos

FICHA TÉCNICA

autora/coordenadora: Celso Vinícius Ribeiro Sales (EMLURB Recife)

integrantes: Amy Pedrosa; Aline Mota; Rafaela Lins

colaboradores: Julianna Aquino; Ana Lacerda; Andrea Baran; Lucas Gomes; Flora Martins; Luiz Dutra; Oseias Santos; Claudia Maciel; Lailah Bresani; Leticia Fraga (estagiária); Yohana Nascimento (estagiária); Bruna Sales (estagiária).

local: Recife-PE 

projeto: 2023

 

texto síntese: A Praça Desenhista Eulino Santos foi uma das praças contempladas pelo programa de requalificação de espaços públicos da Prefeitura do Recife para 2023. O desafio foi elaborar um projeto de execução simples e baixo custo, que alterasse a insegurança do local e atuasse como ponto de referência no bairro do Arruda. O partido proposto é formado por linhas perpendiculares à via principal, modulando os usos propostos e gerando um desenho dinâmico e de fácil leitura. Já no sentido longitudinal, uma linha paralela ao muro define o passeio que atravessa a Praça e atrai os passantes ao seu interior. As faixas em tons terrosos criam um novo padrão cromático para o entorno, enquanto o mural artístico colorido desafia a degradação do conjunto abandonado vizinho. O programa de necessidades previu playground, equipamento de ginástica, pergolado, espaços para caminhadas e paisagismo, o qual previu o plantio de 3 espécies arbóreas nativas com floração amarela: craibeira, pau-brasil e sibipiruna. O impacto social da proposta está na transformação de um território vulnerabilizado, deserto e perigoso em um espaço ativo e frequentado por pessoas de diferentes idades, em uma área carente de espaços públicos de qualidade.

 

Categoria Cultura Arquitetônica

 

ID_346

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festival Jane's Walk Recife 2023

FICHA TÉCNICA

autor/coordenador: Lívia Morais Nóbrega

integrantes: Dirceu Marroquim e Cicília Melo (Rotas Modernistas); Andréa Gáti (servidora UFPE) e Luiz Amorim (professor aposentado UFPE); Amanda Guerra (pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura lA2/UFPE); Bruno Firmino (IAB/PE); Gustavo Barros (Ameciclo)

colaboradores: Carolina de Mesquita Gouveia Lins (graduanda UFPE); Josenildo Vitor Costa de Santana (graduando UFPE); Leticia Antunes da Silva (graduanda UFPE); Letícia Giselle Batista da Conceição (graduanda UFPE); Matheus Vinícius Sabino de Barros (graduando UFPE); Nicole de Souza Gama (graduanda UFPE); José Fernandes da Silva Neto (arquiteto); Juliana Oliveira Estanislau (arquiteta); Maria Hellena Borba Leal (arquiteta)

local: Recife-PE 

projeto: 2023

 

texto síntese: O "Festival Jane's Walk Recife 2023: Campus para Pessoas - Patrimônio moderno, desafios contemporâneos" é um evento composto de duas atividades, uma mesa-redonda virtual e uma caminhada presencial pelo Campus Recife/UFPE. O Festival é realizado em parceria com o movimento Jane's Walk, que, no 1° fim de semana de maio, promove caminhadas ao redor de várias cidades do mundo em homenagem à ativista urbana Jane Jacobs, autora do paradigmático livro Morte e vida das grandes cidades (1961). Em Recife desde 2016, a edição deste ano toma a arquitetura e o urbanismo modernos do Campus como fio condutor para a discussão de processos e iniciativas urbanas, particularmente sobre a conservação de seus edifícios e a superação de determinados entraves de seu desenho urbano, para promoção de urbanidade e melhoria da vivência da comunidade universitária e das vizinhanças neste equipamento.

 

 

ID_398

 

 

Guia (Co)memorativo da Boa Vista

FICHA TÉCNICA

autora/coordenadora: Laryssa Soares de Araújo (Coletivo Massapê)

integrantes: Amanda Alves de Santana, Bruno Galvão, Isabela Neves, Lucas Izidorio, Marina Mergulhão, Melina Motta, Pedro Britto

colaboradores: Ana Maria Bonner Pereira Peixoto, Davi Valentim, Edileuza Duque Silva, Elzilane Carvalho, Marília Chaves, Socorro de Paula Barbosa Rodrigues Leite

local: Recife-PE 

projeto: 2021

 

texto síntese: O Guia (co)Memorativo da Boa Vista é produto de um processo colaborativo, que buscou a compreensão do patrimônio cultural do bairro da Boa Vista, localizado em Recife, a partir da inventariação de valores e significados socialmente atribuídos à área durante atividades realizadas entre os anos de 2020 e 2021.

Ao longo desse período, foram empreendidas entrevistas, oficinas e pesquisas históricas que culminaram numa publicação na qual são apresentadas algumas das referências culturais locais, acompanhadas de relatos de atores sociais que se relacionaram com elas das mais distintas maneiras.

Dividido em seis capítulos, o Guia apresenta a Boa Vista e sua essência, suas diferentes atmosferas e bens culturais, materiais e imateriais, presentes no bairro e em suas adjacências, e enaltece o sentimento de muitos cidadãos pernambucanos.

Reunir valores e significados patrimoniais atribuídos por diferentes atores sociais contribui para o reconhecimento de uma maior pluralidade de bens culturais como representativos da história e herança cultural brasileiras, diversificando também os tipos patrimoniais e permitindo que mais grupos se apropriem do sentimento de pertencimento comum ao patrimônio.

ID_399

 

 

 

 

 

 

Entre Pontes

 

FICHA TÉCNICA

autor/coordenador: Magdala Gomes Bezerra

integrantes: Lucas Candeia Martins

colaboradores: Helena Muller

local: Recife-PE 

projeto: 2021

 

texto síntese: O projeto "Entre Pontes" de Magdala Gomes Bezerra é dedicado aos moradores do bairro Santo Antônio, no Recife, focando na evolução urbana do centro histórico da cidade, abordando sua transformação econômica no século XX e a subsequente migração populacional. Atualmente, o bairro enfrenta desafios de baixa densidade habitacional, obsolescência edilícia e dívidas de IPTU, afetando a qualidade de vida dos residentes. O projeto inclui relatos dos moradores e suas afetividades explorando assim, as mudanças na população e nas construções, destacando a importância dos núcleos culturais, história e a atual requalificação da região.

Categoria Trabalho Final de Graduação

 

ID_353

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquitetura do Acolhimento: Centro de Referência a Igualdade de Gênero em Recife-PE

 

FICHA TÉCNICA

autor/coordenador: Camilla Sassi Maia Melo

integrantes: Rafael Campos Rangel (orientador)/ Instituição: Unicap

local: Recife-PE 

projeto: 2022

 

texto síntese: O atual cenário da população feminina no Brasil serviu como base para a pesquisa em questão, que revelou os processos que levaram as mulheres a um papel social inferior e seu impacto nos espaços públicos e privados da cidade. Perante a problemática exposta, o trabalho foca na contribuição da arquitetura na luta pela igualdade de gênero, levando em consideração as experiências das mulheres e o papel dos espaços físicos no processo de acolhimento, conscientização e empoderamento na cidade.

Portanto, o trabalho consiste na elaboração de um anteprojeto arquitetônico de um Centro de referência a igualdade de gênero, implantado na cidade de Recife-PE, possuindo caráter humanitário, social e memorial, conscientizando a população sobre a violência de gênero e preservando a memória dos movimentos feministas, promovendo assim um espaço político e educacional, de acolhimento e convivência. Planejado arquitetonicamente baseando-se nos Sistemas arquitetônicos contemporâneos e especificamente na lógica construtiva de edifícios Dobra, conceituados por Josep Maria Montaner e nas concepções da arquitetura humanizada, visando expressar a essência do projeto e potencializar as sensações positivas que o ambiente busca remeter.

ID_361

Permacultura e Ecologia como fundamento de projeto arquitetônico na Serra dos Paus Dóias

FICHA TÉCNICA

autor/coordenador: Clara Harger Rivero

integrantes: Igor Villares (orientador) / Instituição: Unicap

local: Recife-PE

projeto: 2023

 

texto síntese: O projeto planeja criar uma edificação de uso híbrido para a AGRODOIA, associação de agricultores rurais da Serra dos Paus Dóias, situada em Exu-PE, na zona rural do município. Essa associação tem grande importante para a comunidade local, pois através dela que se conquistaram direitos como energia elétrica e entrar no projeto de cisternas para a captação de água da chuva. A associação tem em seus princípios a agroecologia, agricultura familiar e permacultura, e atua para expandir e disseminar os conhecimentos por meio de cursos e visitas aos sítios das famílias da comunidade e se expande para outros municípios da região. Atualmente a sede da associação possui uso hibrido, sendo além do espaço onde acontece cursos, vivências e reuniões, a casa da família Lermen, que fazem parte e coordenam a associação. O projeto visa criar um espaço adequado para que todas as atividades sejam realizadas com conforto e qualidade, além de criar privacidade e conforto para a família, tudo isso visando seguir princípios da permacultura e arquitetura ecológica.

ID_378

Wikimaker: anteprojeto de anexo maker para escolas de referência do ensino médio em Recife/PE

 

FICHA TÉCNICA

autor/coordenador: Juliana Cadidé Nery

integrantes: Letícia Teixeira Mendes (orientadora) / Instituição: UFPE

local: Recife-PE 

projeto: 2023

 

texto síntese: O trabalho consiste na exploração, pesquisa e concepção de anteprojeto de anexo de makerspace para Escolas de Referência do Ensino Médio de Recife/PE, utilizando a fabricação digital como principal sistema construtivo e partido arquitetônico no projeto. Nesse sentido, faz-se o uso de manufatura subtrativa em chapas de compensado naval usinadas através de fresadoras CNC (Computer Numeric Control), sendo uma adaptação do sistema construtivo proposto pelo WikiHouse em método open-source. O método consiste em peças de compensado usinadas de modo a formar um sistema de encaixes por fricção, que juntos compõe o projeto arquitetônico e estrutural e que demonstram o potencial das tecnologias de fabricação digital no ambiente escolar. Tendo em vista as novas demandas colocadas pela introdução da tecnologia no ensino e no cotidiano da sociedade, espaços dinâmicos e flexíveis que promovam a cooperação, criatividade e o acesso a equipamentos de fabricação digital se fazem necessários nas escolas públicas de modo a potencializar a inclusão digital. Apropriando-se da temática atrelada à tecnologia e a influência do espaço físico no desenvolvimento e aprendizado dos alunos, o trabalho visa potencializar, através de uma arquitetura digital.

1322_prop_arq_ins_img1_20231012_115014.jpg
1539_prop_arq_ins_img1_20231105_184456.jpg
motel dux.jpg
bottom of page