top of page
foto1.png

o iab

o instituto dos arquitetos do brasil (IAB) é uma entidade sem fins lucrativos e de livre associação de arquitetos e urbanistas brasileiros. fundada no rio de janeiro, em 26 de janeiro de 1921, é a mais antiga das entidades brasileiras dedicadas à arquitetura, ao urbanismo e ao exercício da profissão. em 20 de junho de 1951, surgia no estado de pernambuco o iab.pe, tendo o arquiteto fernando menezes como primeiro presidente.

a atuação da entidade, com influência em praticamente todo o território brasileiro, é liderada pela direção nacional, núcleo responsável pela articulação e pela coordenação dos departamentos, bem como pelas ações de abrangência nacional e internacional.

por meio da direção nacional, o Instituto se faz representar nos órgãos da administração federal e se vincula a entidades internacionais, com destaque para a união internacional de arquitetos (UIA), órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído; o conselho Internacional de arquitetos de língua portuguesa (CIALP) e a federação pan-americana de associações de arquitetos (FPAA).

a atuação do IAB é marcada pela defesa do direito à cidade e à arquitetura qualificada para todas as pessoas, pela preservação do patrimônio histórico, cultural, natural e social da cidade, pela defesa da arquitetura como manifestação cultural da sociedade, pela qualificação do espaço público e pela realização de concursos de projetos para as obras públicas, como um fator de qualificação das cidades e de fortalecimento da cultura nacional.

a atual gestão do iab.pe conta com uma atuação política de defesa da democracia plena, com respeito à constituição federal, através de uma gestão horizontal, participativa e transparente que luta pela arquitetura e urbanismo como instrumentos de transformação social.

para saber mais sobre a atual gestão, clica aqui.

bottom of page