158º COSU

pandemia covid-19

a posição do iab frente ao combate ao coronavírus foi pauta prioritária desse cosu, tendo em vista o quanto esse cenário escancarou as desigualdades sociais brasileiras, a segregação sócio-espacial e a falta de um planejamento urbano que inclua toda a população. assim, durante a reunião, além da divulgação de um novo documento ao governo federal, foi aprovado o apoio oficial do iab ao movimento urbanismo contra o corona.

photo5158913793546365009_edited.jpg

perto de completar 100 anos, em 2021, o IAB mostra sua capacidade renovadora ao realizar a 158º edição do COSU - reunião do conselho superior da entidade - em formato virtual pela primeira vez.

além de ter sido a primeira reunião realizada integralmente por meio de plataformas digitais, esta edição contou com o recorde de 116 conselheiros dos 19 departamentos ativos, em três dias de encontro – de 16 a 18 de abril. “temos muito a agradecer aos colegas que fizeram o COSU acontecer e também aos que abraçaram a ideia com uma participação tão expressiva, certamente a maior de toda a história do COSU”, diz nivaldo andrade, presidente do IAB.

 

a programação do cosu foi iniciada, na quinta-feira, com uma reunião entre os presidentes dos departamentos e a direção nacional e com as reuniões das comissões ordinárias e extraordinárias para deliberações diversas. as comissões ordinárias são: administração, exercício profissional, política urbana e formação e ensino, enquanto as extraordinárias são a de comemorações do centenário, criada em 2018, e a já citada de equidade de gênero.

na sexta e no sábado, houve debates sobre programações culturais e outras ações da entidade, como a aprovação da outorga do colar do iab – comenda máxima da entidade – à arquiteta carioca dora alcântara. toda a votação das moções e resoluções apresentadas foram feitas através de formulários online previamente disponibilizados, o que é outra inovação desta reunião.

o último dia de encontro contou ainda com a participação de outras 100 pessoas que assistiram a transmissão ao vivo que ocorreu pelo facebook do iab.