top of page

acompanhe aqui!

carta aberta: o iab.pe e o segundo turno das eleições 2022

O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de Pernambuco lança a Carta Aberta se posicionando diante da votação presidencial do próximo dia 30 de outubro. Em defesa da democracia plena, em respeito à Constituição Federal e a garantia de direitos e liberdades civis pedimos às nossas arquitetas, arquitetos e estudantes, associados ou não, a votarem no ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva - 13.

-> leia mais

a batalha dos guararapes e a (in)dissociabilidade entre o edifício e bens culturais integrados

a comissão de patrimônio do iab.pe escreveu uma nota em resposta à proposta que o Grupo Santander apresentou ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), na quinta-feira, 26 de agosto, para a transferência do mural “Batalha dos Guararapes”, instalado no Edifício Tiradentes, no bairro de Santo Antônio, para uma agência do banco no bairro de Boa Viagem.

-> leia mais

por um planejamento urbano pautado pela reparação:
as mulheres negras (r)existem!

a urbanista e arquiteta luana alves, mulher negra, criada na periferia de Paulista, ativista das lutas urbanas antirracistas e feminista interseccional escreve sobre um planejamento urbano pautado pela reparação histórica, no mês em que se celebra o dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha (25 de julho) e o dia nacional da mulher arquiteta e urbanista (31  de julho).

-> leia mais

manifesto contra a demolição de obra modernista de Delfim Amorim

na noite do dia 03 de outubro de 2020 iniciou-se a demolição de um bem cultural, representativo do acervo da arquitetura moderna no Recife, que por muitos anos serviu como sede da Agência Estadual de Meio Ambiente, antiga Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH), na Rua Sant'Anna, bairro de Casa Forte.
-> leia mais

comissão de patrimônio iab.pe

a comissão de patrimônio cultural foi instituída em 21/07/2020 e consiste em uma comissão de trabalho permanente que reúne associados do iab.pe e membros convidados, que estão diretamente envolvidos com o tema da preservação patrimonial.
-> leia mais

nota pública sobre a proposta de reabilitação dos quiosques

da praia de boa viagem

foi publicado, no diário oficial do recife da última terça-feira 04.08.2020, um acordo de cooperação assinado no último dia 23 de julho entre a Prefeitura do Recife (PCR) e a associação dos barraqueiros de coco do recife (ABCR) para a reabilitação dos 60 quiosques localizados no calçadão da referida orla. 
-> leia mais

aniversário 69 anos iab.pe

no dia 21 dejunho de 2020 o iab.pe completou 69 anos de história. em meio a pandemia da covid19, a comemoração não aconteceu no quintal da sua sede, como de costume, mas não deixamos de celebrar essa data com um forró virtual, pessoas queridas e muitas lembranças de todos esses anos de história.
-> leia mais

1

bottom of page